domingo, 5 de janeiro de 2014

Estratificação na Blogosfera: Riquinhas X Pobretonas

Passando a retina pela lista de blogs que sigo, comecei a notar algo estranho. Já não entendo porque sigo certos blogs e a frase "volta blogosfera" parece ganhar ainda mais sentido. Desde que essa esfera foi invadida por seres "não desenvolvidos" houve uma contaminação estilo gripe suína. É uma preocupação enorme em todo o mundo. Esses seres adquiriram também duas anomalias: a precocidade e a desunião, germes inéditos nesse cosmo. É ser que copia, é hacker que rouba senha, é gente que se veste como uma mulher aos doze anos de idade. Isso aqui está um caos, é o assunto entre os nativos. Isso aqui já foi mais justo e pacífico. O maior embate travado é: moda e capitalismo pra cá e vida, criatividade e reciclagem para lá. A blogosfera tem várias estratificações, listo duas que vejo com maior frequência:

As riquinhas
Com blogs de layouts atraentes que compraram com algum designer e domínios simples, essas se dão bem e ganham dinheiro por já terem dinheiro. O blog cresce porque o visual é legal, ela estudou em escola particular e escreve bem, consegue fisgar o público pela organização do próprio lay. Faz o look do dia, coloca a marca e o preçinho. Look do dia atrai, principalmente se a blogueira souber o que anda fazendo a cabeça das meninas, mas que elas ainda não podem comprar ou porque não têm dinheiro ou porque essas coisas ainda não chegaram no interior. Então, com um público grande, começam as parcerias e os jabás. Ganha visibilidade e logo já é um blogueira grande, embora não tenha nem vinte anos ainda! O sucesso é como o de Justin Bieber, aliás um ídolo da maioria delas. Depois é que aprendem sobre empreendedorismo e montam uma loja virtual com preços superfaturados de peças compradas no Ebay. Nem todas seguem à risca essa carreira, mas geralmente elas se encaixam em duas características desse perfil.

As pobretonas
Aviso logo que pertenço a essa casta; pobres unidas jamais serão vencidas. Somos as sobreviventes, a maioria com menos de trezentos seguidores e que com muita coragem e economia resolvem comprar um domínio para aderir às últimas tendências virtuais que fizeram os blogs menos instintivos e cada vez mais um produto. Um produto empacotado por um link que o transforma e lhe dá um ar mais profissional. Somos as chatas da divulgação, porque pobre que é pobre lota diariamente os grupos específicos para isso. As analfas do HTML que pegam um modelo já pronto ou dão uma simples alterada pra fingir que é original (e muitas vezes acaba sendo!). A criatividade do pobre é maior, mas nem sempre melhor. Titia Shame cansa se provar isso. Não temos uma boa câmera e por isso ou assaltamos o We Heart It ou pedimos fotos emprestadas (com créditos) para salvar nossos posts. A novidade do instagram também revolucionou a fotografia nos blogs das pobretonas, pois podemos dizer que "ah, gente, desculpa pela má qualidade, é que foram de celular". Sonhamos com o dia em que seremos iguais as riquinhas, mas criticamos elas enquanto isso não acontece; puro recalque.

Existem muitas outras formas de se identificar essas classes, devo tê-las esquecido, mas se alguém lembrar, riremos juntos. Há também as subclasses, ou seja, aquelas inseridas nessas, como por exemplo: as literárias, as fotógrafas, as viajantes, as invejosas, etc. Apesar da guerra, tudo isso ainda me faz rir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário